JB Ponto

As especialidades deste produto são:
- Carregar batidas do AFD de qualquer equipamento de ponto.
- Controlar escalas especiais como 12x36, 24x72 e outras.
- Controlar escalas de revezamentos, folgas e variáveis.
- Gerenciar de forma ágil as batidas para descartes ou justificativas.
- Movimentar batidas de forma ágil e maleável.
- Exportar para qualquer sistema de folha de pagamento.

O JB Ponto surgiu para atender as necessidades da Portaria 1.510/ 2009 e realizar o controle definitivo das batidas diárias e emissão do ponto.

Em razão do novo instituto normativo, onde o controle e gestão dos acessos devem ser realizados pelas empresas contratantes dos colaboradores e não pelas empresas contábeis, em vista das novas complexidades legais, nasceu a necessidade de uma aplicação simples e completa para a atividade.

Desta forma, idealizou-se esta aplicação enxuta, ágil e eficaz, com o intuito de facilitar o dia a dia dos gestores do setor de pessoal.

Formatada para ser instalada nas empresas a fim de que possam, de forma periódica e contínua, manter atualizados os registros com as devidas justificativas e acertos necessários para uma perfeita apuração das horas de cada colaborador.

Constitui-se de um programa de gerenciamento das marcações de ponto eletrônico, de qualquer equipamento REP disponíveis no mercado, que são importas do AFD de acordo com os padrões da portaria, gerando arquivos legais e gerenciais, bem como relatórios.

Exporta as totalizações para qualquer sistema de folha de pagamento, por meio de leiaute configurável.

Permite o tratamento dos dados através de inclusão e exclusão de batidas com justificativas, controle de faltas, extras, DSRs, tolerâncias, pré-assinalação de intervalos e controle de escalas.

E esta novíssima aplicação entrou no mercado para atender a completa gestão de ponto das empresas.

Aprofunde-se nas vantagens deste produto nos tópicos abaixo.

Multiempresa e multiusuário, pois permite a digitação por diversos operadores simultaneamente na mesma empresa.
Possui processos fáceis e ágeis para inserir e desconsiderar os registros de pontos através de Justificativas que serão demonstradas no espelho de ponto eletrônico.
Possui controle de usuários e de direitos de usuários em diversos níveis.
Permite a comunicação direta com alguns Equipamentos Registradores Eletrônicos de Ponto por intermédio do uso de interfaces de comunicação, as chamadas SDKs, disponibilizadas pelas empresas fabricantes (No sistema de ajuda são disponibilizados os fabricantes e modelos homologados).
Permite pré-definir percentuais de horas extras, tipos de horas faltas (abonadas, justificadas e injustificadas), percentuais para DSRs, se deseja efetuar pré-assinalação de intervalos e configuração de hora noturna reduzida para escalas. Estas configurações são efetuadas com periodicidades, podendo ser finalizadas a qualquer tempo.
Possibilita criar verbas personalizadas para horas extras, indicando percentuais diferenciados dos já existentes no sistema, bem como informar se são diurnas ou noturnas.
Possui configuração para definição de prorrogação de horário noturno, quando as atividades iniciam à noite e terminam durante o dia.
Oportuniza o pré-cadastro de motivos e justificativas para utilizá-los de forma rápida, no momento do gerenciamento das marcações.
Proporciona controle de afastamentos (Férias, Lic. Maternidade, Auxílio Doença, entre outros).
Trata horários com periodicidades, o que permite a mudança por colaborador, no meio de uma competência.
Possui uma ampla engenharia de controle de escalas, que permite agilidade no cadastro e manutenção destas, inclusive com a possibilidade de copiar, recortar, duplicar, escalas de competências anteriores. Bem como efetuar o sincronismo de todas as informações.
Controla escalas especiais como a 12x36, 24x72, escalas de folga, revezamento, variáveis dentre outras.
Realiza a importação das marcações de todos os equipamentos de REP homologados pelo MTE, bastando apenas informar onde está armazenado o arquivo.
Nos equipamentos homologados, que foi construída a integração direta por SDK, é possível realizar a busca das marcações de forma mais rápida e ágil.
Importa dados cadastrais do sistema JB Folha, sendo que os itens estão dispostos intuitivamente na ordem hierárquica necessária para o sistema, para que o usuário facilmente utilize nesta disposição a fim de manter a integridade das informações.
Sincroniza as batidas conforme o cadastro de horário do empregado.
Gera dados de arquivos fiscais em conformidade com a Portaria MTE 1.510/2009.
Exporta a totalização de jornadas para qualquer sistema de folha de pagamento, por meio de leiaute configurável, com possibilidade de filtros personalizados no momento da exportação.
Possibilita a atualização das informações cadastrais dos colaboradores diretamente nos equipamentos, de forma prática, utilizando a comunicação por SDK. Este processo foi desenvolvido para os equipamentos dos fabricantes RW Tecnologia e Henry, para os modelos destacados no help.
Mostra, no formato grade, as batidas diárias simulando um cartão ponto manual. Esta estrutura de manutenção, manipulação e visualização facilita a identificação, dia a dia, de todas as horas trabalhadas, faltas e horários excedentes.
Permite a movimentação horizontal e vertical de marcações para facilitar a gestão de alocação em turnos trocados, se necessário.
Possibilita as inclusões e exclusões de marcações com justificativas.
Sincroniza os horários de entrada e saída originários do AFD.
Demonstra o detalhamento das horas extras e das horas faltas abonadas, justificadas ou injustificadas, por dia e mês, de forma personalizada.
Trata com maestria a apuração das escalas de folga, revezamento e variáveis, procurando em cada dia os horários escalados apurando as faltas e excessos.
Proporciona facilidade no controle de escalas especiais 12x36, 24x72, dentre outras.
Emite crachás, disponibilizando filtros para inserir foto, código de barras, código para cartão de proximidade e dados cadastrais dos empregados.
Emite o AFD - Arquivo Fonte de Dados por REP, grupo de empregados, periodicidade e tipo de marcação.
Detalha as inconsistências das Marcações, identificando dados cadastrais e marcações que necessitam de ajustes.
Imprime detalhamento gerencial de horas extras e faltas, de forma que poderá descrever porque foi realizada hora extra, e para as faltas porque é justificada, injustificada ou abonada.
Demonstra as marcações de ponto, possibilitando o preenchimento do quadro de horário e totalizando as verbas de horas trabalhadas, extras e faltas que serão exportadas para a folha de pagamento. O mesmo pode ser impresso em branco para controle manual de ponto, quando a empresa trabalha com vendedor externo.
Emite relatório espelho das escalas e horários para visualização e conferência das informações.
Imprime o espelho de ponto eletrônico conforme Portaria 1.510/2009.
Possibilita a impressão do Atestado Técnico e Termo de Responsabilidade, na qual a JB Software Ltda atesta que o JB Ponto está em conformidade com a Portaria 1.510/2009.
É uma ferramenta diferenciada porque foi desenvolvida prevendo agilidade nas atualizações em razão dos curtos prazos legais. Possui um executável pequeno, composto de um "framework", que tem como função levantar a aplicação e chamar todos os demais objetos que são os pacotes.
São bpls (dlls visuais) exclusivos da linguagem Delphi que se constituem de pequenos arquivos que variam conforme a tela ou opções, sendo que o tamanho destes varia, na maioria, entre 10 a 500 Kb. Este fracionamento proporciona agilidade na manutenção e facilidade de atualização, que é feita em poucos instantes, através de uma conexão de internet.
Telas e Menus em MDI, possibilitando abertura simultânea de inúmeros formulários de digitação, dos mais diversos módulos.
Os menus não são fixos na aplicação, mas pacotes de dados atualizáveis, o que permite a criação de novas opções sem que haja necessidade de atualização de toda a aplicação, somente a disponibilização do novo menu e nova funcionalidade.
Possui tecla de atalho para abertura rápida de formulários (F9) bem como pela pesquisa por descrição de funcionalidade (CTRL+F9). Exemplo: se pressionar CTRL+F9 e pesquisar AFD serão mostrados os formulários vinculados, sendo que um clique este será aberto.
A atualização do sistema pode ser configurada para realizar, de forma automatizada, a conferência de versões disponibilizadas nos servidores na nuvem, nos mesmos moldes das vacinas de antivírus. Por ser uma aplicação fragmentada, somente serão atualizados os pacotes que sofreram mudanças, o que permite redução do tempo de atualização.
Utiliza o banco de dados Firebird que é livre e com alta capacidade de desempenho.
Desenvolvido com o emprego do conceito de "Controle de Transação" em todas as operações que demandem múltiplos registros, impedindo assim, que um documento fique registrado somente em um sistema ou que somente parte dele seja indeferido.
Permite a visualização de todos os tipos de relatórios, mesmo os do tipo não gráficos (do tipo impressão rápida). Em todos os relatórios gráficos permite salvamento em texto, pdf, xls e doc, bem como o envio do pdf por e-mail no momento da visualização.
Ferramenta para acesso remoto à máquina do cliente, para uso de até 15 horas sem necessidade de aquisição da licença de uso.
Acesso ao aplicativo de atendimento.
Suporte técnico regionalizado e especializado.

OBS: As descrições inseridas são inclusas no projeto de acordo com os módulos contratados, permitindo a adequação do produto ao porte da(s) empresa(s).