JB Contador

É um Sistema Integrado de Gestão (SIG) especialista para Empresas Contábeis realizando:
- Controle financeiro.
- Análise estatística de produtividade por colaborador.
- Análise estatística de atividades por empresa/estabelecimento.
- Custo operacional.
- Controle de processos, procedimentos e atividades.

É um sistema especializado na gestão de Empresas Contábeis integrado com o sistema de escrituração fiscal e contabilidade.

O foco desta aplicação não se restringe meramente a controlar a carteira de honorários (recibos, notas fiscais, boletos bancários). Possibilita, mediante a combinação das rotinas de "Agendamento" com a de "Ordens de Serviço", o controle sistemático das atividades ou obrigações, através de "Ordens de Serviço", criadas manualmente ou disparadas pela funcionalidade de agendamento, aos membros da organização, permitindo o amplo acompanhamento das tarefas características do negócio.

Além de se preocupar com a parte operacional também o faz com os preceitos administrativos modernos que focam a gestão empresarial. Esta por sua vez, está focada na gestão inteligente e gestão financeira com controle de custos.

Na linha da inteligência voltada para o negócio, o BI - Business Intellingence, utiliza processo de coleta e organização dos dados das demais aplicações para fornecer levantamentos avaliativos simulando evoluções de cubo. Estes levantamentos são utilizados para análise das operações dos usuários e clientes, demonstrando a carga operacional de cada profissional ou estabelecimento cliente.

No caminho dos custos, utilizando a base de conhecimento do BI, faz o levantamento dos custos operacionais proporcionalizando, com base na teoria do consumo da força produtiva, montando relatórios demonstrativos da força gasta, seu custo e apontando o superávit ou déficit gerados pelos clientes.

Permite agendamento de valores dos honorários e outros itens com periodicidade para ser utilizado mensalmente no processo de geração, processando, na geração do faturamento, a inserção até a data definida como final.
Além da tradicional cobrança de honorário com base em valores fixos, a aplicação possibilita a cobrança com base em fatores variáveis de acordo com parâmetros definidos como: número de lançamentos, empregados, rescisões, entre outros, realizando a busca das informações base nas demais aplicações.
Para a realização da cobrança, o sistema disponibiliza de várias modalidades, sendo que cabe ao cliente definir qual deseja utilizar.
Permite a emissão de notas de serviço eletrônicas sendo que vários modelos já estão inseridos na aplicação como os padrões Betha, Tecno Sistemas, IPM, Equiplano, Prefeitura Mun. Joinville e Meu ISS (outros sob contratação).
Para os municípios que ainda não adotaram o documento eletrônico, a ferramenta disponibiliza um módulo de emissão de notas de serviço impresso, sendo possível ajustar os campos de impressão diretamente na aplicação sem a necessidade de alterações no programa.
Permite a confecção de notas fiscais de serviços com a emissão correspondente de remessa bancária, impressão de boletos ou cobrança por recibo de quitação. Nas duas primeira opções é possível processar o retorno bancário para realização automática do recebimento e consequente baixa do conta corrente e controle financeiro.
O contratante pode optar por não emitir os documentos fiscais e realizar integralmente a cobrança mediante a emissão de recibos de quitação, situação comum nos escritórios de pessoas físicas.
O processo de emissão de documentos fiscais está integrado ao módulo fiscal, realizando a escrituração automaticamente no livro registro de serviços prestados. No caso de documentos eletrônicos o processo somente é finalizado após o recebimento de processamento do RPS - Recibo Provisório de Serviços.
Realiza o controle do fluxo monetário da empresa, sendo que a alimentação do caixa é realizada, em sua grande maioria, pelos demais artefatos da aplicação, como recebimento de clientes, pagamento a fornecedores, entre outros.
Além da alimentação automatizada, é possível realizar lançamento de forma direta, lembrando que os registros são contabilizados automaticamente no diário e razão do módulo contábil.
A aplicação trata integralmente o controle bancário, permitindo a conciliação das contas correntes de várias instituições financeiras, inclusive dos famosos "pré-datados".
Oportuniza a realização de controle de cheques de terceiros, seja de cliente ou não. A ferramenta deixa registrada a origem da entrada do cheque, permitindo a rastreabilidade caso haja devolução por qualquer motivo.
Controla a ficha financeira, tanto dos clientes quanto dos fornecedores, permitindo quitações parciais ou integrais de títulos gerados automaticamente pela emissão dos documentos ou entrada por aquisições.
Os lançamentos da conta corrente estão integrados ao módulo contábil e, quando realizadas as operações de recebimento ou pagamento, os lançamentos contábeis são gerados automaticamente de acordo com as configurações indicadas no cadastro de produtos ou serviços.
Por ser a aplicação de gestão do escritório, buscará informações de atividades nas demais aplicações da JB Software, como o JB Cepil e JB Folha, com a finalidade de detalhar as estatísticas.
O processo retornará o número de lançamentos contábeis, fiscais de entrada, saídas, serviços prestados e tomados, bem como outras informações do módulo contábil. Com isso poderá ser demonstrado, em forma de cubo, quais empresas estão com maior consumo de esforço, detalhando quais pessoas estavam alocadas na execução do trabalho.
Nos mesmos moldes, permitirá a inversão do cubo, a fim de avaliar qual profissional está sendo mais ou menos produtivo, bem como onde está aplicando seu esforço.
Esta ferramenta de BI permite avaliar o impacto que os clientes estão ocasionando no consumo da mão de obra, bem como a produtividade dos profissionais.
O cálculo do impacto utiliza diversas variáveis para encontrar a proporção de consumo de esforço.
A engenharia de captação dos dados gerou uma memória de conhecimento que é a base das estatísticas e também será utilizada para montar a análise de custo do escritório.
Como os percentuais de esforço definidos, com base despesas apuradas no balanço e na rentabilidade desejada, é possível encontrar o valor ideal de honorários a ser cobrado do cliente.
Depois de apurado o valor ideal, este é confrontado com o honorário cobrado e a ferramenta apura o déficit ou superávit por cliente. Também demonstra em forma de percentual a perda ou ganho adicional de cada estabelecimento processado pelas ferramentas.
A aplicação foi idealizada com a finalidade de deixar registrados os procedimentos para que na troca de profissionais os novos tenham um guia de como devem realizar as atividades.
Exemplo disto é o Registro de Empresa. Este é um processo que integra uma série de etapas integradas por procedimentos. Desta forma criam-se vários memorais descritivos das etapas, como: "Solicitar documentos dos sócios", descrevendo no procedimento quais são. Outro procedimento seria "Redigir o contrato social". Um novo seria "Encaminhar documentos para obter IM".
Estes e outros procedimentos compõem o processo de registro. Com isto formatado, a cada novo cliente que entra na empresa, seria iniciada uma ordem de serviço com o processo onde cada procedimento trona-se uma etapa da ordem de serviço. A ordem é delegada ao executor que, conforme for concluindo cada procedimento, finaliza a etapa, permitindo aos gestores o acompanhamento da execução dos trabalhos.
Ordens de serviços podem ser inclusas a qualquer hora com descrições específicas sem a necessidade de registro prévio de processo ou procedimentos. São artefatos para delegação de comandos simples para realização imediata ou a determinado tempo.
É possível também agendar ordens de serviço a partir de uma ordem padrão, de um procedimento ou processo, sendo a periodicidade e delegação definida pelo criador do agendamento, podendo ser diária, semanal, mensal, trimestral etc.
Um exemplo típico é o comando de confecção do Backup. É possível deixar o agendamento da ordem de serviço de tal forma que, ao término da ação, exigirá ao usuário que a finalize indicando que a cópia foi realizada.
Com o formulário de pesquisa o gestor poderá acompanhar a execução das ordens distribuídas aos profissionais para ver se estão realizando a contento ou não.
Possui a função de organização dos documentos, onde é possível cadastrar e manter um arquivo informatizado, no qual pode ser cadastrada a localização de determinados documentos arquivados, podendo, inclusive, indicar de qual cliente ou fornecedor o documento se refere.
Essa ferramenta é extremamente importante para a rápida localização de documentos, sendo que será possível saber onde exatamente se encontra o documento consultando no sistema, mesmo que esse esteja arquivado já por alguns anos.
Permite o controle dos estoques de materiais.
Desenvolvido em Delphi para rodar em plataforma Windows.
É uma ferramenta diferenciada porque foi desenvolvida prevendo agilidade nas atualizações em razão dos curtos prazos legais. Possui um executável pequeno, composto de um "framework", que tem como função levantar a aplicação e chamar todos os demais objetos que são os pacotes.
São bpls (dlls visuais) exclusivos da linguagem Delphi que se constituem de pequenos arquivos que variam conforme a tela ou opções, sendo que o tamanho destes varia, na maioria, entre 10 a 500 Kb. Este fracionamento proporciona agilidade na manutenção e facilidade de atualização, que é feita em poucos instantes, através de uma conexão de internet.
Telas e Menus em MDI, possibilitando abertura simultânea de inúmeros formulários de digitação, dos mais diversos módulos. É possível estar no formulário de escrituração de documento fiscal de entradas e acessar a consulta de uma conta razão.
Possui tecla de atalho para abertura rápida de formulários (F9) bem como pela pesquisa por descrição de funcionalidade (CTRL+F9). Exemplo: se pressionar CTRL+F9 e pesquisar DARF serão mostrados os formulários vinculados, sendo que um clique este será aberto.
A atualização do sistema pode ser configurada para realizar, de forma automatizada, a conferência de versões disponibilizadas nos servidores na nuvem nos mesmos moldes das vacinas de antivírus. Por ser uma aplicação fragmentada, somente serão atualizados os pacotes que sofreram mudanças o que permite redução do tempo de atualização.
Utiliza o banco de dados Firebird que é livre e com alta capacidade de desempenho. Trabalha-se atualmente com grandes corporações com bancos de mais de 50GB.
Desenvolvido com o emprego do conceito de "Controle de Transação" em todas as operações que demandem múltiplos registros, impedindo assim, que um documento fique registrado somente em um sistema ou que somente parte dele seja indeferido.
Permite a visualização de todos os tipos de relatórios, mesmo os matriciais. Nos relatórios gráficos permite salvamento em texto, PDF, XLS e DOC, bem como o envio do PDF por e-mail no momento da visualização.
Permite ao usuário a criação de novos relatórios simples ou complexos de acordo com o conhecimento ou necessidade do cliente ou usuário. Possibilita a idealização de relatórios específicos para o cliente sem a necessidade de mudanças na aplicação.
Ferramenta para acesso remoto à máquina do cliente, para uso de até 15 horas sem necessidade de aquisição da licença de uso.
Acesso ao aplicativo de atendimento.
Suporte técnico regionalizado e especializado.

OBS: As descrições inseridas são inclusas no projeto de acordo com os módulos contratados, permitindo a adequação do produto ao porte da(s) empresa(s).