JB Folha

Sistema de Gestão de Rotinas Trabalhistas que integra:
- Protótipo do eSocial.
- Controle automatizado de compensações de INSS, inclusive da CPRB.
- Vários níveis salariais por contrato de acordo com as atividades desempenhadas.
- Cálculo de horas por escalas e níveis.
- Controle completo de RPAs.
- Preparado para o HomologNet.
- Controle diário de alocação de mão de obra.

Desenvolvido para Windows desde o seu nascimento em 1998, o JB Folha foi construído e é mantido com o intuito de evitar a manualização no processamento de informações de forma simples e segura.

É um sistema completo para a Gestão de Rotinas Trabalhistas que, face aos 15 anos de mercado e à grande gama de clientes, cobre as mais variadas atividades e modalidades de trabalho existentes. Por isso, o JB Folha se firmou como um software que facilita o dia a dia dos analistas e gestores de folha de pagamento.

Ele oferece confiabilidade com qualidade, pois é produzido e homologado por uma equipe formada por profissionais com larga experiência na área de tecnologia e regra de negócios, sendo que todos possuem formação superior ou pós-graduação completa na área.

Possui ferramentas práticas que auxiliam nos processos de cadastros, consultas, digitação de verbas extraordinárias e impressão de relatórios.

Trata de forma exemplar as diversas modalidades de contrato de trabalho e vem com a garantia de adequação às alterações legais.

Por ser uma aplicação desenvolvida por profissionais da área contábil, atua como aplicação especialista, focada em fornecer os melhores resultados tanto em tecnologia, quanto em regra de negócio.

Conheça e confira muitas outras vantagens...

- Multiempresa e multiusuário, pois permite a digitação por diversos operadores simultaneamente na mesma empresa.
- Junto com a implantação do sistema é disponibilizada ao usuário uma “base de dados modelo” com informações cadastrais pré-definidas que permite a avaliação imediata das funcionalidades.
- Mantém o histórico das alterações cadastrais do empregado.
- Permite a impressão da ficha de registro do empregado, com possibilidade de inserção da foto, eliminando a necessidade de controles nos livros e fichas manuais.
- Possibilita a criação de grupo de empresas para gestão de cálculos, relatórios ou arquivos em lote.
- Importa informações de outros sistemas. Inclusive de horas apuradas pelos sistemas de controle de ponto.
- Possui Editor de Textos para criação de relatórios diversos, como contrato de trabalho, avisos, entre outros, onde o sistema faz o preenchimento dos dados, no texto, com substituição automática nos campos-chave.
- Disponibiliza telas de pesquisa dinâmicas com possibilidade de efetuar filtros e agrupamento de dados para seleção de informações.
O JB Folha controla, de forma automatizada, as compensações de INSS resultantes de:
- Retenções consignadas em documentos fiscais.
- Salário-maternidade.
- Salário-família.
- CPRB e
- Pagamentos indevidos ou em valor maior.
Isto resulta em economia de tempo e ganho de eficiência, especialmente porque retira do usuário a responsabilidade pelos riscos do controle e o trabalho na elaboração de planilhas complicadas.
O sistema realiza a apropriação das compensações no próprio mês ou nos meses subsequentes, se houver saldo, deixando também a compensação registrada no arquivo da GFIP.
Permite a visualização de fichas e relatório específicos de controle deixando tudo amplamente demonstrado.
Possibilita alocar diariamente os empregados nos estabelecimentos ou em departamentos/obras no qual o empregado prestou serviço, gerando cálculos, relatórios e informações previdenciárias proporcionais aos dias trabalhados em cada alocação e não somente pela localização no último dia de atuação.
Facilita a vida do empregador na hora de gerar a GFIP e a contabilização das obras, pois os valores serão informados fielmente às movimentações e transferências realizadas, permitindo a real apuração dos custos por obra.
Ferramenta ideal para construtoras e incorporadoras.
Como a norma legal não define as medidas para os formulários, a JB Software inovou criando uma ferramenta específica que possibilita, de forma rápida e precisa, a criação e configuração - campo a campo - do formulário de impressão em modo gráfico.
O processo é feito através do simples ato de mover o campo com o mouse para a posição desejada.
Pode-se também restaurar as configurações originais com apenas um clique.
Em virtude dos diferentes entendimentos sobre o cálculo das férias, o JB Folha dá ao usuário a possibilidade de escolher o método que julgar mais apropriado, podendo esta opção, ser exercida por empresa ou por sindicato.
Pelo método dos Dias do Mês, o valor das férias vai variar de acordo com o mês do gozo. Já pelo método Trintista, o valor sempre será calculado tendo como base um mês de 30 dias, sendo que há seis possibilidades diferentes de configuração para quando as férias recaírem em meses de 28, 29 ou 31 dias.
Efetua o cálculo da folha de professores inclusive com mais de um nível por contrato, ou seja, permitindo cadastrar mais de um valor de salário para professores que atuam em diferentes níveis de aula.
Esta opção também pode ser utilizada pelos instrutores de autoescolas, que recebem valores diferenciados para as aulas de motocicleta, carro, caminhão, legislação, etc.
Permite ainda a configuração da duração dos minutos para cada aula, DSR 1/6, aprimoramento acadêmico, bem como digitação de verbas com indicação de nível, por exemplo: horas extras para o nível ensino fundamental, ensino superior, etc..
Cálculo da Folha de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) com possibilidade de seleção das categorias de trabalhadores participantes do cálculo e configuração da proporcionalidade em relação aos afastamentos ou faltas. Além disso, é possível configurar uma fórmula de cálculo contendo o Valor destinado para a distribuição por departamento, estabelecimento, ou de forma geral para toda a empresa.
Efetua a geração dos arquivos digitais legais: MANAD, RAIS, DIRF, CAGED, GFIP, GRRF, HomologNet, etc., observando as orientações e especificações divulgadas pelos diversos órgãos governamentais.
Atende as necessidades das empresas que fornecem Vales-transportes aos empregados que utilizam diversas linhas para chegar ao trabalho.
Possibilita o lançamento das linhas digitando dia a dia ou conforme o cadastro do horário do empregado, realizando o cálculo automático do total de vales fornecidos, da parte custeada pela empresa e a descontada do empregado.
Ao gerar a folha do mês, o sistema consulta o lançamento das linhas, respeitando a legislação pertinente, lançando a verba correspondente no recibo.
Executa o cálculo mensal das Provisões de Férias e 13° Salário, bem como o lançamento da contabilização das folhas de pagamento normais, de rescisão e outras.
Emite relatórios para conferência e realiza os lançamentos no sistema JB Cepil e, inclusive, exporta para outros sistemas contábeis.
Contabiliza, se for o caso, por centros de custo ou departamentos e aloca os valores dos empregados na proporcionalidade dos dias trabalhados em cada departamento/obra.
Possibilita, por ocasião da quitação das Férias ou do 13° Salário, a reversão total das provisões ou somente o lançamento dos ajustes das diferenças.
Permite a importação e transferência de empregados com todos os históricos e ficha financeira completa para outras empresas na mesma base de dados. Este processo automatizado fica gravado e elimina a necessidade de efetuar qualquer informação cadastral manualmente.
Possibilita também a importação de empregados entre empresas de bases diferentes do JB Folha. Esta opção evita o recadastro de todas as informações e histórico quando uma empresa transfere a folha de pagamento para outro escritório também usuário do JB Folha.
O JB Importador foi desenvolvido com o intuito de auxiliar na migração de dados para o sistema JB Folha. É uma importante ferramenta de importação de informações de outros softwares ou do arquivo da RAIS. Possibilita o carregamento de diversos dados cadastrais e/ou da ficha financeira dos empregados.
Desta forma, o usuário poderá migrar para o sistema JB com mais facilidade e certeza dos dados importados, diminuindo o tempo de trabalho e consequentemente a quantidade de informações a serem cadastradas no JB Folha.
Controle completo do Perfil Profissiográfico Previdenciário com a utilização do histórico das informações cadastrais da empresa e empregado, além do gerenciamento dos atestados médicos, exposições a fatores de riscos, médicos responsáveis e outros.
Possibilita automatização completa dos RPAs. Inclui as facilidades de:
- Cadastrar periodicidades para os RPAs (diária, semanal, mensal, anual).
- Indicar o serviço efetuado através de um cadastro de serviços.
- Efetuar agendamentos periódicos.
- Cadastrar RPAs indicando a sequência de cálculo (caso haja mais de um no mês).
- Identificar automaticamente a base do INSS de todos os demais contribuintes individuais autônomos já lançados na base de dados.
- Inserir rendimentos de fontes externas.
- Calcular o IRRF de forma acumulada dentro do mesmo período de apuração.
- Imprimir o DARF por Prestador.
- Imprimir o RPA e outros relatórios analíticos em modo gráfico.
- Estabelecer uma ordem de empresas para o lançamento dos agendamentos.
- Controlar a numeração dos RPAs por empresa.
- Descontar ISS no RPA, etc.
- Cálculo de Adiantamento Salarial proporcional aos dias afastados no mês.
- Controle completo para cálculo da Contribuição Previdenciária para todos os tipos de tributação de empresas, inclusive com CPRB.
- Possibilidade de correção das médias pelos índices de INPC
- Controle automatizado de faltas para fins da perda de direito a férias e 13° salário.
- Cálculo de múltiplos vínculos (mais de um contrato) na mesma empresa.
- Geração de arquivos digitais bancários para crédito do salário em conta.
- Geração do arquivo para débito em conta da GPS.
- Reajuste salarial coletivo configurável.
- Cálculo das verbas salariais e de afastamento pelos Dias do Mês ou de forma Trintista.
- Cadastro de verbas com fórmulas configuráveis pelo usuário.
- Importação de arquivos texto para carregamento da apuração de horas de ponto.
- Possibilidade de digitação das batidas diárias de cartão ponto (controle manual).
- Agendamento de verbas fixas ou com pagamento/desconto parcelado.
- Bloqueio de cálculos anteriores com senha a critério do usuário.
- Cadastro de dias de feriados desconsiderados no gozo das férias, conforme convenção coletiva.
- Relatórios cadastrais e contratos de trabalho editáveis pelo usuário.
- Agenda de pendências para férias, contratos por prazo determinado, exames médicos e classes salariais.
- Resumo de cálculo anual com geração de gráficos.
- Permite a reutilização das configurações de contabilização, através de simples indicação, para todas as empresas que utilizam o mesmo padrão contábil.
Desenvolvido em Delphi para rodar em plataforma Windows.
A atualização do sistema pode ser configurada para realizar, de forma automatizada, a conferência de versões disponibilizadas nos servidores na nuvem nos mesmos moldes das vacinas de antivírus. Por ser uma aplicação fragmentada, somente serão atualizados os arquivos que sofreram mudanças. Isto permite redução do tempo de atualização.
Utiliza o banco de dados Firebird que é livre e com alta capacidade de desempenho.
Desenvolvido com o emprego do conceito de "Controle de Transação" em todas as operações que demandem múltiplos registros, impedindo assim, que um documento fique registrado somente em um sistema.
Permite a visualização de todos os tipos de relatórios, mesmo os matriciais. Nos relatórios gráficos permite salvamento em texto, PDF, XLS e DOC, bem como o envio do PDF por e-mail no momento da visualização.
Permite ao usuário a criação de novos relatórios específicos sem a necessidade de mudanças na aplicação.
Ferramenta para acesso remoto à máquina do cliente, para uso de até 15 horas sem necessidade de aquisição da licença de uso.
Acesso ao aplicativo de atendimento.
Suporte técnico regionalizado e especializado.

OBS: As descrições inseridas são inclusas no projeto de acordo com os módulos contratados, permitindo a adequação do produto ao porte da(s) empresa(s).